terça-feira, 22 de maio de 2012

Filmes



Utilização de filme em sala de aula: A Era do Gelo 2, para alunos do 
Ensino Fundamental (5ª série)


Palavras Chave: filme, ciências, aquecimento global


Introdução
O audiovisual pode trazer para a sala de aula
informações que precisam ser ouvidas e
visualizadas
1
, sendo considerado um ótimo recurso
para o professor, quando bem trabalhado.
O uso de filmes pode ser utilizado como recurso
para que os conhecimentos do educador,
normalmente científico, sejam entendidos pelos
alunos, já que o hábito de ver filmes faz parte do
cotidiano
2
.
Uma forma de utilização é a investigativa, onde é
oferecido, antes da exibição do filme, um guia de
leitura aos alunos, para que estes possam prestar
atenção a pontos desejados pelo professor, podendo
retornar à discussão após a sessão
1
.
A escolha do filme A Era do Gelo 2 para ser exibido
em sala de aula para alunos de 5ª série, foi feita com
o intuito de instigar os alunos em relação ao
problema do aquecimento global, amplamente
divulgado pela mídia.
Metodologia
Antes da exibição do filme, foi passado aos alunos
um roteiro de observação do filme A Era do Gelo 2,
ressaltando partes relevantes, para que estes dessem
ênfase ao tema que seria posteriormente trabalhado.
No roteiro constavam informações sobre o período
em que se passava o filme (há 2 milhões de anos
atrás), com especial atenção ao aumento da
temperatura seguido pelo derretimento das geleiras e
conseqüente destruição de habitats, além de algumas
reflexões sobre as mudanças ocorridas.
O filme, com duração de 91 minutos, foi exibido na
íntegra, ocupando 2 aulas consecutivas. Após a
exibição, no tempo restante, os alunos puderam
expor suas emoções e sensações que o filme ajudou
a despertar. Na aula do dia seguinte, foi feita uma
roda na classe para que os alunos pudessem, com a
ajuda do roteiro e suas próprias observações, opinar
sobre o filme, além de discutir sobre os temas
propostos anteriormente.
A avaliação da atividade foi feita durante a exibição
do filme (percepção de suas reações) e após o
mesmo (através do debate).
Resultados e Discussão
Nos momentos prévios à exibição do filme, pode-se
notar que os alunos ficaram ansiosos com a
oportunidade de uma aula diferente da tradicional.
Como eles receberam instruções sobre como seria a
aula, durante a exibição do filme, os alunos
prestaram bastante atenção aos detalhes presentes no
roteiro, para que pudessem elaborar um relatório
depois. Nos minutos finais da aula, subseqüentes ao
filme, os alunos expressaram suas opiniões em
relação ao filme. Por estar no final da aula, não
houve muito tempo para debates e discussões. No
dia seguinte, houve continuidade da atividade, onde
foi sugerida aos alunos a mudança da disposição das
carteiras, fazendo um círculo onde todos podiam ver
e ouvir melhor o que os colegas falavam e faziam,
caso gesticulassem.  Nessa aula, o roteiro de
observação foi bastante utilizado, e procurou-se
retomar os temas. Os alunos, por intermédio da
professora, relembraram alguns trechos importantes
do filme e debateram sobre o conteúdo que era o
foco da atividade (aquecimento global), dentre
outros que também surgiram, como a diferença entre
os animais de antes e os de agora e a importância de
fazer parte de um grupo.
Conclusões
O filme pode se tornar uma forte ferramenta a ser
utilizada pelos professores, quando de maneira
correta. É importante que se planeje a atividade com
antecedência, não se tornando apenas a reprodução
pura e simples de um filme comercial. Esse filme
deve ser estudado para que sejam elaborados tópicos
pertinentes para serem abordados em sala. O
professor deve também conhecer seu público-alvo e
identificar o melhor tipo de atividade para cada
grupo. Como a atividade altera a rotina normal da
aula, os alunos se mostram mais interessados e
participativos do que se mostrariam em uma aula
expositiva, devendo o audiovisual ser amplamente
utilizado por educadores.
___________________
1
Arroio, A.; Giordan, M. O video educativo: aspectos da
organização de ensino. Química Nova na Escola. nº24, nov 2006.
2
Arroio, A.; The role of cinema into science education. In: Science 
Education in a Changing Society.  Lamanauskas, V. (Ed.).
Siauliai: Scientia Educologica. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário